Certificações Ambientais

A Refinaria de Petróleos de Manguinhos S.A., na sua missão de refinar petróleo, comercializar seus derivados e manter a rentabilidade do negócio, sempre consciente dos possíveis impactos ambientais decorrentes de suas atividades, estabelece seu gerenciamento ambiental com base nas seguintes diretrizes:

Buscar a melhoria contínua de seu desempenho ambiental;
Atender a legislação ambiental vigente e demais requisitos pertinentes;
Trabalhar continuamente na redução dos impactos ambientais adversos;
Promover o aprimoramento técnico de seus colaboradores;
Utilizar adequadamente os recursos naturais necessários ao processo produtivo.


Sistema de Gestão

A Refinaria possui Sistema de Gestão Ambiental certificado segundo a Norma ABNT NBR ISO 14001:2004.

Gerenciamento de Resíduos

Os resíduos são transportados e destinados adequadamente, segundo legislação aplicável. Os visitantes, prestadores de serviço e funcionários também devem segregar adequadamente seus resíduos, conforme orientações da área ambiental.

Lançamento de Efluentes

Os efluentes da Refinaria são encaminhados ao sistema de tratamento através de rede coletora, atendendo aos padrões de lançamento da legislação vigente.

Controle de Emissões Atmosféricas

A qualidade do ar na Refinaria é monitorada através da Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar. Manguinhos também se preocupa com o monitoramento periódico das emissões em fontes fixas. As emissões fugitivas são atendidas pelo programa LDAR – Leak Detection and Repair (Programa de Monitoramento de Emissões Fugitivas).